quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O início

Bom dia a todos,

É com enorme satisfação que vejo a materialização deste forúm, idealizado por mim e pelo Tiago já há alguns meses a esta parte e que pretende responder a uma necessidade que identifico de se colocar à discussão problemas do país real, apresentar soluções fortes e na abrangência encontrar uma decisão, um caminho. Vivemos num momento crucial da História de Portugal, um traçado de erros sucessivos desenhado nas últimas décadas colocou-nos numa situação limite: Se na próxima década não concretizarmos as reformas estruturais essenciais e transversais a todas as áreas da sociedade portuguesa, com elevada probabilidade estaremos a divergir da Europa, no crescimento e desenvolvimento económico, durante os próximos séculos.

A qualidade está presente, como refiro habitualmente, os Portugueses não só são capazes de igualar o melhor que lá fora se faz como de superar. A NOVA que vai representando a excelência do ensino da Economia em Portugal pela Europa, tem sucessivamente, no âmbito dos programas de intercâmbio, os seus alunos a superar os melhores resultados nas melhores faculdades. Temos figuras brilhantes que em todas as àreas da sociedade, sem excepção, estão em paridade com o topo da Qualidade Mundial.

Se acompanhamos o "state of the art" individualmente porque não o fazemos em conjunto? É esta a questão que devemos resolver, e só a poderemos alcançar com abrangência, descomprometimento de interesses secundários, e com decisões agora.
Vejo neste espaço a capacidade e creio que se se mantiver o foco necessário poderemos elaborar algumas das resoluções que precisamos.

Posto esta introdução peço as minhas desculpas a todos pelo atraso com que me início no blog, mas as jornadas de trabalho para lá das 22h têm se sucedido, absorvendo, por isso todo o meu tempo, e impedindo-me de acompanhar este arranque na discussão.

Agora sim, segue a minha curta apresentação:

Pedro Correia, 22 anos. Concluiu o Curso de Economia e Mestrado em Gestão com especialização em Estratégia ambos pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, o último com uma classificação final de 17, quer na parte lectiva quer na Tese de Mestrado. Actualmente desempenha as funções de analista de negócio na Direcção de Estratégia da Vodafone Portugal bem como é Director de Parcerias da WACT (ONGD Portuguesa). A nível político assume os cargos de Membro da Comissão Política da JSD Secção de Moscavide, é Conselheiro Distrital da JSD Lisboa e Membro da Assembleia de Freguesia da Portela. Viveu 6 meses em Estocolmo onde teve a oportunidade de estudar no Departamento de Economia da Stockholms Universitet. A forma mais fácil de o encontrar..Numa corrida depois do trabalho entre o Cais da Matinha e o Parque Tejo em Lisboa!

Ps: peço desde já a compreensão para algum erro ortográfico que possa ter passado agora e no futuro, não revi o que escrevi e em próximos momentos é igualmente possível que não o tenha o tempo para o fazer. Com as ideias, essas, garanto atenção total!

cumprimentos

1 comentário:

  1. Cumpre aqui fazer um reconhecimento ao Pedro Correia. Esta ideia de criar um blogue, com o que consideramos ser uma credível amostra do topo técnico-científico da nossa geração, desprendido das contingências políticas e dos tacticismos partidários, procurando apenas partilhar e debater ideias num fórum de liberdade de pluralismo, foi gizada conjuntamente com o Pedro Correia.

    O Pedro foi sempre um forte impulsionador desta ideia, sendo que a generalidade dos convidados foram discutidos previamente com ele e mereceram a sua aprovação. As apresentações e o arranque do blogue, foram feitos por mim, simplesmente pelo facto do Pedro se encontrar, em especial esta semana, ocupadíssimo com questões profissionais, que fazem com que a jornada laboral diária se situe para lá das 12 horas.

    Contudo, tenho a certeza que pelo que conheço do Pedro, será um fantástico contributo, não só pelo seu elevado conhecimento na sua área profissional, mas, igualmente, pela abrangência de pensamento que evidencia a sua faceta multidisciplinar e multicultural. É sem dúvida, uma pessoa que mais do que merecer estar na Zona de Decisão, contribuiria de forma muito positiva para a sociedade, com esse acontecimento.

    Terminando, não poderia deixar de enaltecer que a par da excelente qualidade técnica, o Pedro evidencia qualidades humanas absolutamente assinaláveis, que o tornam uma referência na minha experiência vivencial, desde há quase uma década.

    ResponderEliminar