sábado, 6 de novembro de 2010

O primeiro de muitos!

A Geração mais qualificada de sempre. É assim, que não poucas vezes, a geração dos anos 80 e 90, é apelidada. Uma certeza tenho: É a geração mais informada de sempre.


Numa sociedade cada vez mais globalizada, com os efeitos positivos e negativos que isso acarreta, as novas tecnologias imperam, assumindo um papel preponderante nesta sociedade de informação em que nos inserimos.


Neste contexto, cumpre agora explicar o porquê do aparecimento deste blogue, tendo em conta que já existem centenas e centenas de blogues que discutem variados assuntos em modelos, igualmente bastante diversificados. Este blogue surge, porque considero que não existe nenhum espaço na blogosfera que se proponha a fazer o que este novo fórum pretende. E esta consideração, mais do que agora ser explanada, carece da vossa comprovação e da vossa opinião. Mais, carece do vosso contributo, porque este é também o vosso espaço. Um espaço de liberdade. De liberdade de pensamento, de liberdade de opinião.


Um espaço de discussão aberto a diversas sensibilidades. Da Esquerda à Direita. Republicanos e Monárquicos. Economistas e Advogados. Médicos e pessoas ligadas à cultura. Filiados e não filiados em juventudes partidárias. Todos juntos, com denominador comum: A qualidade humana e a qualidade técnica, reconhecida, nas áreas em que se inserem e têm vindo a notabilizar nos últimos tempos.


Porquê Zona de Decisão? É uma expressão que utilizo correntemente, no sentido de afirmar que, não raras vezes, os melhores são afastados, propositadamente, dessa zona de decisão. Normalmente, os seres pensantes, são mais incómodos, que os acríticos e amorfos, que fecham os olhos ao facilitismo e à pequena corrupção que vai minando a nossa sociedade. É fundamental que estas pessoas, as que aqui vão escrever, e tantos outros milhares de jovens que se enquadram neste perfil (cumprirá dizer o óbvio, não temos qualquer pretensão em nos considerarmos meia dúzia de iluminados, salvadores da pátria, mas somente, seres pensantes e informados com capacidade despertar ou, pelo menos, de tentar despertar o sentimento de activismo de tantas outras pessoas que também se posicionam neste quadro de valores e apetências) cheguem, definitivamente, à ZONA DE DECISÃO!


Segue dentro de momentos, as apresentações dos diversos autores do blogue, que tive a honra de convidar a partilharem comigo o prazer de escrever neste novo espaço que hoje se funda. Hoje dia 6 de Novembro, precisamente oito anos depois da minha primeira vitória eleitoral, referente às eleições para a Associação de Estudantes da minha Escola Secundária. Foi aí, que pela primeira vez senti, que era possível que jovens que observam a política numa perspectiva de serviço público, desligada de clientelismos e despreocupada do tacticismo que mina acção política, chegarem à Zona de Decisão. Também aí, jovens com sensibilidades diversas para os variados problemas com que nos defrontámos, com gostos e preferências diferentes e até com ideologias políticas diametralmente distintas.


Começamos hoje. Na Blogosfera. Nós e mais alguns jovens (essencialmente, jovens de espírito) que periodicamente convidaremos a participarem neste espaço, com as suas opiniões e ideias sobre os variados temas que serão trazidos a debate. Amanhã, ao pé de ti. Na tua freguesia, no teu Concelho. Contamos contigo!


Ate já! Até à Zona de Decisão!

Sem comentários:

Enviar um comentário